19 coisas que o impedem de se tornar rico

Há 80 anos, o jornalista norte americano Napoleon Hill traçou uma meta ambiciosa: queria encontrar a chave para a riqueza.

Por mais de 20 anos, ele acompanhou 500 milionários que começaram do nada. Suas observações se transformaram no clássico atemporal “Pense e Enriqueça”.

Além do segredo de como construir a riqueza, ele resume as 30 principais razões para o fracasso, na sua percepção, as  quais nos impedem de nos tornarmos ricos.

Listamos 19 dessas razões que, mesmo depois de 80 anos, ainda são contemporâneas:

As “razões do fracasso”

Não ter metas concretas

“Não há nenhuma esperança de sucesso para aqueles que não têm nenhum objetivo na vida, no qual se pode trabalhar para se alcançar”, escreve Hill.

Simplesmente se tornar rico, não é uma meta. Você precisa de uma idéia clara e um plano para atingir suas metas. Faça um plano financeiro.

Nenhuma ambição

Você deve realmente querer ser rico, diz Hill. “Quem não está disposto a fazer sacrifícios, não vai conseguir isso.”

O dinheiro não aparece na conta como um passe de mágica. Você deve trabalhar com perseverança e paciência para que isto aconteça. Um bom começo é investir o seu dinheiro (quanto mais cedo, melhor). O efeito dos juros compostos ajuda especialmente aos jovens poupadores na geração de riqueza. Não custa muito tempo ou esforço, mas custa muito tomar as rédeas de suas finanças e agir.

Inutilizar o seu conhecimento

Um diploma por si só não faz a diferença. O conhecimento é apenas o poder teórico. Ele tem apenas uma influência se for estruturado e aplicado. Hill aconselha: “Educação não é apenas conhecimento, mas a consciência para usá-lo corretamente. Nós não somos pagos pelo conhecimento que possuímos, mas pela forma como lidamos com ele.”

É sempre importante aprender coisas novas e desafiar a sua mente. Não é por acaso que tantas pessoas ricas são leitores entusiasmados.

Nenhuma autodisciplina

“A disciplina vem através do controle. Isto significa que você precisa controlar todas as suas características negativas. Antes de você poder influenciar as circunstâncias, você tem que aprender a controlar a si mesmo”, escreve Hill.

Há uma fórmula simples para a riqueza: gastos <receitas = Riqueza

É simples, mas requer uma grande autodisciplina. Aprenda a identificar gastos desnecessários e a começar criar riqueza.

Negligenciar o corpo

“Ninguém pode desfrutar o seu sucesso sem a sua saúde.” Hill reconheceu o valor da saúde e não é nenhum segredo que muitos milionários reservam tempo para as atividades físicas.

Quem tem seu corpo sob controle e se exercita regularmente, tem controle sobre problemas tais como obesidade e padrões de pensamentos negativos.

Adiar e deslocar

A procrastinação é para Hill uma das razões mais comuns para o fracasso: “A maioria de nós passa a vida como fracassado. Estamos esperando o momento certo, em vez de apenas fazer as coisas. Comece! O momento certo nunca virá.”

“Comece hoje, trabalhando com as ferramentas e os métodos que estão disponíveis para você nesse momento. Você encontrará oportunidades melhores uma vez que tenha iniciado.”

Falta de perseverança

“A maioria de nós é bons iniciantes, mas maus finalizadores”, escreve Hill. “As pessoas têm uma tendência a desistir na primeira resistência”.

Não parem até chegar ao seu objetivo. A grande parte das pessoas bem sucedidas teve experiências com fracassos e os superaram. “Eu aprendi que não importa quantas vezes você falha”, disse Mark Cuban, numa entrevista. “Você tem que estar certo só uma vez. Tentei vender leite em pó; muitas vezes me fiz de bobo e aprendi com cada experiência”.

Negatividade

“Não há esperança para você, se você afasta os outros através de pensamentos e comportamos negativos. O sucesso vem através da cooperação. Pessoas negativas não estão capacitadas a cooperar”, disse Hill.

Se você quer ser rico, os pensamentos positivos devem sobrepor os negativos.  Hill estava no caminho certo: pesquisas atuais mostram que as pessoas felizes e positivas também se dão melhor em suas vidas profissionais e raramente estão desempregadas.

Falta de iniciativa nas decisões

“A análise de centenas de pessoas que acumularam ativos de mais de um milhão, revelou que cada uma delas tinha a capacidade de tomar decisões concretas rapidamente”, escreve Hill.

Por outro lado: “As pessoas que não são capazes de acumular riqueza têm o hábito de tomar decisões de forma lenta e mudá-las frequentemente e rapidamente como resultado.”

Ser capaz de decidir não é apenas um pré-requisito de riqueza, mas também uma das qualidades mais importantes que um lider deveria ter. No final, é melhor tomar uma decisão errada (e reconhecer  o erro mais tarde) do que não tomar nenhuma decisão.

Escolher o parceiro errado

Para Hill, um dos erros mais comuns: “Se o seu relacionamento não é harmonioso, a infelicidade e tristeza seguirão. É uma forma de fracasso que vem acompanhado de tristeza, depressão e desistência de toda ambição”.

Suas afirmações são apoiados por pesquisas cientificas. Um estudo realizado por Brittany C. Solomon e Joshua J. Jackson, da Universidade de Washington em St. Lous descobriu que um parceiro confiável e consciente pode aumentar a renda de 4.000 dólares ao ano.

Não correr risco

“A pessoa que não percebe as oportunidades, deverá estar satisfeita com o resto”, diz Hill em seu livro. “Muito cuidado é tão mau como negligência grosseira. Ambos são extremos, dos quais devemos cuidar. A vida é cheia de oportunidades”.

Quando se trata de administrar o capital, estacionar o seu dinheiro economizado numa conta bancária “segura”, onde está protegido da turbulência nos mercados, pode ser uma tentação.

Mas você só faz a sua riqueza crescer através dos investimentos. Não aja impensadamente. Um bom começo são ETFs, fundos de índice com baixo custo, como recomendado por Warren Buffet e outros especialistas.

Estar no ambiente errado

“Você deve selecionar o seu empregador com grande cuidado. Ele deve ser inspirador, inteligente e bem-sucedido”, aconselha Hill.

Este princípio se estende a outras esferas. É importante cercar-se com pessoas talentosas e ambiciosas. Nós nos tornamos semelhantes àqueles que nos rodeiam. A razão pela qual ricos tendem a ter ricos como amigos.

Segurar o emprego, que você odeia

“Ninguém pode ser bem sucedido, se ele não está apaixonado por aquilo que faz. O passo mais importante do automarketing é escolher uma paixão, para ser capaz de se envolver totalmente”.

Não se atormente num trabalho que faz você chegar à noite estressado ​​e desiludido. A rescisão, quando devidamente preparada , pode ser recompensada inúmeras vezes. O simples fato de ir feliz para o trabalho melhora a sua saúde e lhe garante sucesso nos negócios.

Não se especializar

“Poder fazer de tudo um pouco não é compensador”, diz Hill. “Concentre todos os seus esforços em um único objetivo.”

Quem quer ser rico, deve envolver-se por completo neste objetivo. Hill continua: “O desejo por si só não traz riqueza. Mas o desejo, quando se torna uma paixão, leva ao planejamento com propósito. Encontramos maneiras de implementar esses planos com tanta persistência que o fracasso não é uma opção, e a riqueza será uma consequência.”

Falta de paixão

“Sem entusiasmo não se pode convencer”, diz Hill. “O entusiasmo é contagioso e pessoas que o podem influenciar e controlar, são bem vindas.”

A paixão é crucial quando se trata de alcançar objetivos. Ela determina o quanto você está disposto a se doar.

Não se abrir ao Novo

“Quem se fecha perante um problema ou questão, raramente está progredindo”, diz Hill.

Você tem que estar sempre disposto a trabalhar com os outros, a ter novas idéias e mostrar inovação. As pessoas mais ricas e mais bem sucedidas têm pensamentos próprios e não se deixam levar pela massa.

A maneira mais fácil de romper padrões habituais de pensamento é tentar algo novo, se aproximar de estranhos e apreciar as ideias dos outros, John C. Maxwell escreve em seu best-seller “Como pessoas bem sucedida pensam.”

A falta de competência social e a incapacidade de cooperar com os outros

“Por causa desta fraqueza mais pessoas perdem suas posições e grandes oportunidades na vida, do que para todos os outros motivos combinados”, adverte Hill.

Para construir um império, você precisa de uma estratégia, mas também habilidades sociais e charme.

Mark Cuban falou, claramente, o que é a chave do sucesso: “As pessoas odeiam trabalhar com idiotas. E é sempre mais fácil ser bom do que um burro. Não seja um burro.”

Desonestidade intencional

Desonestidade pode trazer, num curto prazo, alguns ganhos, mas ela não é uma forma sustentável para alcançar o sucesso ou para acumular uma fortuna, adverte Hill.

“Não há esperança para uma pessoa que decide ser desonesta”, ele escreve. “Mais cedo ou mais tarde os atos feitos vão retornar a ela e pagará com a perda da sua reputação e talvez até com a perda de sua liberdade.”

Tentar obter a riqueza rapidamente

Cuidado com o “desejo descontrolado” por qualquer ganho sem esforço ou com qualquer forma de jogo ou especulação, escreve Hill.

“O instinto de jogar leva milhões de pessoas ao fracasso”, diz ele. “A prova disso é o crash do Wall Street de 1929, onde milhões de pessoas se enganaram no mercado de ações.”

Investir é um jogo de longo prazo. Como diz Warren Buffett: “É muito fácil tornar-se próspero lentamente. Mas não é fácil obter riqueza de forma rápida. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *