8 mantras que te fazem mais feliz

8_mantras_que_te_fazem_mais_feliz

86.400. Tantos são os segundos que você tem todo dia. Você já usou alguns deles hoje para dizer “obrigado” em voz alta ou em pensamento?

Eu já. Mas, sendo honesto, usei timidamente (quando comprei um café para viagem e agradeci rapidamente o atendente).  Sendo assim, ainda há muitas possibilidades de fazê-lo melhor.

“Se a única oração que você proferir hoje for ‘eu sou grato’, será o suficiente”, escreveu o grande filósofo e místico Meister Eckhart.

Por quê? Porque a gratidão nos faz felizes e nos faz perceber que, apesar de tudo, temos muitas coisas boas a agradecer.

Hoje a ciência também já sabe:

Gratidão muda o cérebro a longo prazo. Mesmo quando ela é praticada em pequenas doses é possível verificar, em alguns meses, as diferenças no cérebro. A Gratidão nos deixa felizes e satisfeitos, reduz o estresse e alivia a depressão.

Aqui, estão oito mantras que podemos nos lembrar no decorrer do dia, como um pequeno elixir de felicidade e força, mesmo em tempos difíceis. É importante que esses pensamentos não passem mecanicamente através da cabeça, como se fossem um piloto automático. É necessário atentar ao sentimento, percebê-lo e senti-lo como verdadeiro.

 

  1. “Bom é bom o suficiente.”

“Para aquele, cujo o suficiente é muito pouco, nada é o suficiente”, dizia Epicuro. Sim, nem tudo é perfeito. Algumas coisas gostaríamos que fossem diferentes – a conta bancária mais gorda. O corpo mais magro. A relação com a(o) parceira(o) mais intensa. Mas “melhor” é inimigo do “bom”. E “Bom” já é o bastante. Então, abracemos  o “Bom”  em nossas vidas, sem  olhar para trás ou para os lados, para o perfeito.

  1. “Rico é, quem precisa de pouco.”

Pobre é quem acumula mais e mais, e ainda assim nunca está satisfeito. Se largarmos o desejo insaciável, mesmo que seja apenas por alguns momentos, a satisfação se espalhará imediatamente em nós, florescerá instantaneamente como um jardim lindo.

  1. “Tudo o que eu vivencio me permite crescer.”

Seja grato até pelos acontecimentos turbulentos que surgem, pelos quais você não esperava. Lembre-se dos desafios do passado, do quanto eles o fizeram amadurecer. Tudo está certo como está. Aprenda a aceitar as situações sem julgá-las, pois na maioria das vezes não temos o entendimento do porquê delas.

  1. “Eu Sou suficiente.”

Comumente somos gratos pelas coisas exteriores. Mas, por que não ser, para variar, gratos por si mesmos?  Nos auto criticamos demais. Já passamos por muitas situações difíceis das quais muitas delas nem lembramos mais – esquecemos do quão fortes e valiosos nós somos.  Como você se sente quando diz: “Eu Sou o suficiente” ou melhor ainda “Eu Sou grato pelo que Eu Sou”?

  1. “Há sempre algo de bom, eu tenho somente que vê-lo.”

“Algumas pessoas se queixam de que as rosas têm espinhos. Sou grato por eles “, diz o escritor Alphonse Karr. Nada na vida é oito ou oitenta. Há sempre esperança, beleza e calor. Mesmo em desertos de gelo e areia se encontra a vida.

  1. “O que eu não tenho, não vai estragar tudo o que eu tenho.”

Lembremo-nos como uma vez ansiávamos por coisas que hoje são parte integrante do nosso dia-a-dia. O nosso velho Eu balançaria a cabeça de incompreensão sobre o nosso descontentamento e ingratidão.

  1. “Eu Sou grato por todos os problemas que eu não tenho.”

Às vezes comparamos nossas vidas com a forma de como ela poderia ter sido… é justo que façamos o mesmo com a doença, as perdas e derrotas das quais fomos poupados.

  1. “Eu estou vivo.”

É um privilégio estar vivo. Na maioria do tempo parece algo natural para nós, afinal de contas, nunca estivemos mortos. Mas, acordar, inspirar ar fresco, pensar, sentir, amar … isto é, em Verdade, um Milagre!

 

Pelo quê você é grato – ou poderia ser – agora, neste momento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *